3 dicas imperdíveis de como escolher móveis para apartamentos pequenos

Tempo de leitura: 6 minutos

3.2/5 - (5 votes)

Esse post é para você que quer decorar e sofre com a falta de espaço. Aprenda definitivamente os critérios para aproveitar ao máximo sua casa.

Veja então 3 dicas imperdíveis de como escolher móveis para apartamentos pequenos

Sei que na internet existem muitos textos e informações sobre aproveitamento de espaço, decoração para pequenos ambientes, como decorar apartamentos, enfim, claro que todo material é muito interessante, mas seguindo esses 3 passos com certeza você vai acertar na hora de decorar!

Já falamos muito por aqui, mas vou reforçar: antes de começar a planejar a decoração ou reforma, desapegue-se de tudo o que não usa mais. Se você acumula coisas que não precisa vai ficar bem mais difícil administrar o espaço disponível.

Além disso, no momento de separar o que fica e o que sai – seja para o lixo (reciclável) ou para doação, você pode encontrar relíquias incríveis que podem ser usadas na sua nova decoração. Isso mesmo, muita gente tem coisas legais guardadas a tanto tempo que até esquece.

“Decoração não é luxo, é um processo de autoconhecimento que proporciona bem estar!”

Outra coisa: antes de comprar, pesquise. E não estou falando de preço, mas de inspiração. Busque ideias na internet e nas revistas, fotos de ambientes que te agradam, e é claro, compare com as respostas das questões que falamos antes.

E nem adianta pegar uma foto de um apartamento gigante e comprar todos aqueles móveis se você não tem espaço físico disponível. Nem sempre o que está na novela ou na casa da sua amiga, funciona pra você.

Ainda está na dúvida? Você também pode visitar apartamentos à venda, isso mesmo, os decorados, com a mesma metragem que o seu. Esse exercício vai te ajudar a visualizar melhor o resultado final.

1 – Espaço Real Disponível

Faça uma análise do espaço disponível, anote tudo, isso será fundamental na hora da compra. Responda as questões: Quais as medidas de cada cômodo? Qual o espaço disponível para circulação? Quantas pessoas moram no local?

Parece óbvio, mas um erro de cálculo pode resultar em um ambiente “apertado” e feio. O bom aproveitamento do espaço é a peça fundamental para uma decoração funcional. Portanto, lembre-se que além da metragem é necessário calcular o espaço de circulação.

Procure alternativas

Se um sofá gigante for atrapalhar toda vez que você entrar na sala, um sofá retrátil pode ser a solução. Ao invés de mesa de centro, mesa de canto, ou até mesmo um belo aparador, que pode servir para várias funções.

Para um quarto pequeno, você pode optar por uma cama tamanho Queen, intermediária entre Casal e King. Não cabe uma mesinha de cabeceira? Nichos e luminárias na parede podem resolver o problema.

Cama box com baú, cama com gavetas ou armários embutidos são também uma ótima opção para guardar roupas de cama, sapatos e o que mais você precisar. Lembre-se, saber aproveitar todos os cantos é fundamental.

2 – O Dia a Dia da Sua Casa

Conforme já falamos no post 5 erros comuns na hora de escolher os móveis, é muito importante estudar o dia a dia dos moradores. Por mais que você queria uma sala de jantar, vale a pena perder todo o espaço da sala com isso?

Se a resposta for sim, você pode optar por uma mesa redonda e cadeiras pequenas, assim “economiza” espaço. Caso contrário, que tal incluir bancos no balcão da cozinha e cadeiras extras na sala? Elas podem ser usadas na hora de receber e no dia a dia servem como decoração.

O “quarto da bagunça” também é home office? Sem problemas! Prateleiras na parede para acomodar os livros, caixotes, caixas de plástico e cestos para organizar e “esconder” a bagunça.

Para quem tem crianças ou animais de estimação correndo pela casa, é importante pensar em móveis que não tenham quinas, mantendo a boa circulação. Se não é o seu caso, você pode investir em algumas peças mais caras ou de designers famosos.

3 – Móveis Especiais – O Destaque da Sua Decoração

Invista em peças de destaque. Se não tem muito espaço, mas quer uma decoração bacana, abuse de móveis diferenciados e peças exclusivas, coloque espelhos – eles dão a impressão de amplitude, compre lustres extravagantes e objetos como almofadas, cortinas, tapetes estampados ou coloridos.

Para um ambiente ser bonito ele não precisa estar entulhado de coisas! Poucos móveis e peças especiais vão fazer a diferença e sem ocupar todo o espaço que você tem. Sabe aquela história de ponto focal? Compense a falta de espaço com ele.

Para quem vai reformar

Se está começando uma reforma ou construindo aproveite para adicionar itens que te ajudam a ganhar espaço, como por exemplo, móveis embutidos com porta de correr ou portas de corres ou sanfonadas.

Pode quebrar algumas paredes e integrar os espaços? Aproveite e use isso a sua favor, ambientes assim costumam parecer amplos e confortáveis.

Quer uma DICA EXTRA? Aprenda agora a aproveitar espaço no banheiro!

Sim, banheiro também precisa de espaço. Portanto, nada de bidê, só porque tinha na casa da sua avó, ou armários gigantes ocupando tudo. Você pode instalar uma ducha higiênica, colocar uma cuba sobreposta (para ganhar espaço no armário) e pode até aproveitar o espaço em cima da porta e colocar uma prateleira.

O site Casa Bem Feita tem uma matéria muito legal, com várias fotos e sugestões sobre decoração de apartamentos pequenos, para ler a matéria basta clicar Casa Bem Feita. O Limão na Água, também fez uma postagem com plantas de apartamentos, vale a pena dar uma olhada, clicando Limão na água.

Viu? Não é porque o apartamento é pequeno que não pode ser charmoso, aconchegante e bem decorado. Um pouco de criatividade, algumas dicas espertas e pronto! Casa linda e funcional! Bjks e até a próxima semana!

Gostou do assunto? Comece então uma nova leitura com o primeiro post da nossa série Decoração Ideal para Apartamento Pequeno.

Leave a Reply

Os artigos mais populares

Principais artigos

O último artigo