Como conservar seu móvel planejado

Móveis

Como conservar seu móvel planejado

Data: 12/01/21

Confira nossas dicas e cuidados com seus móveis planejados.

MANUSEIO

Abra totalmente e com cuidado as portas do seu móvel. Durante o manuseio, evite batê-las ou deixá-las entreabertas, de modo que não ocorram colisões com gavetas, que poderão danificar o revestimento das peças.

Não se apoie nas portas dos móveis para se levantar. Da mesma forma, não suba nem sente sobre os armários que poderão quebrar.

Evite também movimentos bruscos para abri-las e fechá-las. Esta prática desregula dobradiças e portas, e, como o tempo, pode quebrá-las.

Não se apoie sobre as gavetas para alcançar as partes superiores. Deve-se ter atenção com as crianças, que, geralmente, utilizam as gavetas abertas como “escadas” para subirem nos balcões.

Não corte alimentos diretamente sobre os balcões, pois os instrumentos de corte poderão danificar o acabamento dos produtos. Sempre utilize apoios para proteção.

Não utilize estiletes e outros objetos com lâminas ou pontiagudas para fazer cortes sobre os tampos. O revestimento pode ser riscado e danificado permanentemente.

Ao mover objetos acima dos móveis para a limpeza, levante-os e não arraste, pois isso pode causar riscos no revestimento dos móveis.

CALOR EXCESSIVO

Os raios solares não devem incidir diretamente sobre os móveis, pois podem alterar as suas características, tornando-os amarelados e prejudicando sua durabilidade. Sugerimos a utilização de persianas, cortinas ou películas.

No caso de instalação de lâmpadas dicroicas, evite a incidência direta ou muito próxima dos componentes do móvel, já que o calor excessivo pode danificá-lo.

Não apoie panelas, formas, assadeiras e demais utensílios aquecidos sobre os balcões, pois isso pode

causar danos.

causar danos. Sempre utilize apoios ou amparos para colocar objetos quentes sobre os balcões. Também não passe roupas sobre os tampos.

CONTATO COM AGENTES EXTERNOS MANUSEIO

Evite o contato de tinta (canetas em geral), nos revestimentos dos armários e dos tampos, pois

podem causar manchas.

podem causar manchas. Utilize porta-canetas e anteparos para guardar estes materiais.

Não permita que os acessórios (aramados, dobradiças, corrediças e puxadores) entrem em contato

com sal, vinagre, limão e outros produtos abrasivos ou corrosivos.

com sal, vinagre, limão e outros produtos abrasivos ou corrosivos. A matéria-prima utilizada pela nossa empresa na fabricação dos móveis é tratada contra fungos, cupins, e insetos similares, o que atesta a saída das mercadorias não infectadas por estas pragas. Caso o ambiente esteja infectado ou infestado por esses agentes externos, é obrigatória a e dedetização antes da instalação dos móveis, para evitar o surgimento e proliferação dos mesmos. Além disso, uma revisão periódica no local se faz necessária, já que não existem tratamentos que imunizem definitivamente os móveis ou ambientes contra essas pragas.

UMIDADE

O excesso de umidade compromete os componentes do seu móvel. Caso caia água sobre ele,

seque-o imediatamente.

seque-o imediatamente. Sempre utilize vedantes de silicone para vedar a junção dos tampos e das pias com o revestimento das paredes.

Verifique as instalações periodicamente a fim de evitar vazamento.

Não estenda toalhas úmidas ou molhadas sobre as portas dos móveis. Ao longo do tempo, a umidade pode causar danos permanentes.

LIMPEZA:

MDF E MDP

Após a instalação dos móveis, deixe-os sem qualquer tipo de peso por aproximadamente 24 horas.

Este é o tempo necessário para a colagem completa dos produtos.

Concluída essa etapa, limpe os móveis com uma flanela levemente umedecida com água e sabão

neutro. Prefira tecidos claros, eles evitam formação de manchas.

É importante que seu produto seja regularmente limpo, pois o acúmulo de poeira ou gordura modificará as características dele.

Não utilizar pano encharcado, o acumulo de água causa danos ao móvel. Pano de louças, lustra moveis coloridas ou cera, podem deixar resíduos causando manchas no móvel.

Para a limpeza do seu móvel, utilize apenas sabão neutro e um pano de algodão levemente umedecido com água. Para retirar qualquer resquício de umidade use um pano seco.

Evite o acúmulo de pó ou gordura sobre as dobradiças, corrediças de gavetas e trilhos das portas. Utilize um pano seco para limpar esses componentes, nunca esponjas de aço ou solventes.

Em cozinhas, use exaustores para evitar que o excesso de gordura e de vapor prejudique o acabamento dos módulos que ficam próximos ao fogão.

Não deixe pacotes ou recipientes abertos no interior dos armários que contenham sal, sabão ou qualquer outro tipo de produto volátil, como álcool, solvente e produtos de limpeza. Eles provocam a corrosão das peças metálicas bem como de dobradiças, puxadores e aramados.

Não utilize facas, espátulas, palha de aço, esponjas ásperas ou materiais pontiagudos para remover sujeira ou poeira.

Evite o contato de produtos que possuam substâncias ácidas ou alcalinas (vinagre, sal e limão) com o móvel.

Não utilize álcool, acetonas, água sanitária, solventes ou qualquer produto similar para limpeza, pois estes podem causar danos irreversíveis para o móvel.

LACA

– ACABAMENTO FOSCO

Para remoção diária de pó dos móveis, utilize um espanador ou uma flanela de algodão macio, limpa e seca. Para manchas mais resistentes utilize uma flanela de algodão macia umedecida em uma solução de água e detergente ou sabão neutro, em seguida secar com uma flanela limpa e seca.

– ACABAMENTO COM BRILHO

Para remoção diária de pó dos móveis, utiliza um espanador ou uma flanela de algodão macia, limpa e seca. Para restaurar o brilho natural e proteger o acabamento das peças recomenda-se o polimento com cera. Aplicar a cera em pequena quantidade, espalhando uniformemente em movimento circulares com uma flanela de algodão ou microfibra limpa, macia e seca. Esta ação auxiliará em pequenas manchas superficiais e microrriscos da peça.

Atenção: A cera a ser aplicada não poderá possuir qualquer solvente ou derivados de petróleo. Procure cera à base d’agua de marcas reconhecidas. *Recomendamos a cera spray automotiva 3M

VIDROS

Primeiramente utilize um espanador ou flanela para remoção da poeira na superfície do vidro. Limpar com uma flanela limpa e macia umedecida em água morna. Havendo necessidade, utilizar uma flanela limpa e macia umedecida em álcool, em vidros do tipo ACIDATO e ARGENTATO recomenda-se o uso do produto CIF seguindo as recomendações de aplicação da embalagem. Em seguida passar uma flanela seca evitando possíveis manchas de secagem. Atenção para sempre aplicar o produto na flanela, nunca diretamente no vidro.

PUXADORES, METAIS E ACESSÓRIOS CROMADOS

As dobradiças e puxadores são de metais com alta resistência à oxidação, embora o tratamento utilizado na sua elaboração não impeça a ocorrência, principalmente em ambientes que haja exposição de produtos químicos e sais em grande circulação. No que se refere aos produtos em que se utilize perfil de alumínio, estes possuem uma anodização industrial que evita a oxidação, mas desde que também não tenha contato direto com produtos corrosivos.

Referente aos metais e acessórios cromados, deve se ter o mesmo cuidado com os puxadores de aço cromado e alumínio escovado, e ainda pés de mesa, tubos, lixeiras e cromados diversos, Iimpando-os periodicamente com cuidado, utiIizando um pano tipo flanela para retirada de pó, e em caso de sujeiras mais intensas, um pano limpo umedecido com água e sabão ou detergente neutro e em seguida secar com um pano seco.

Se quiser fazer a peça retornar ao seu brilho inicial e evitando em conjunto a oxidação, a utilização de silicone líquido garante esse rejuvenescimento da peça.

Deve-se evitar produtos abrasivos como esponjas metálicas, saponáceos ou sapólio, álcool, detergentes, thinner ou qualquer tipo de solvente pois eles podem danificar a pintura.

Nos regiões de maresia ou ambientes agressivos, a limpeza deve ser semanal. Quando o brilho diminuir de intensidade, passar cera automotiva líquida ou silicone com um pano macio.

Os cromados devem ser limpos com uma flanela seca. Se vocé precisar remover qualquer resíduo use um limpador multiuso (veja) e depois seque bem.

Para limpeza de dobradiças e corrediças utilize apenas pano macio ligeiramente umedecido e sabao neutro.

Produtos de limpeza podem manchar e causar danos as dobradiças e corrediças, assim como os abrasivos podem riscar e causar dano.

Evitar o acúmulo de poeira, gordura ou umidade sobre as dobradiças e corrediças, porque podem prejudicar o seu bom funcionamento e/ou ocasionar oxidação.

Não utilize produtos de Iimpeza pois podem manchar e causar danos aos puxadores. Não use esponjas de aço, o contato com a mesma remove a camada que protege o puxador causando um estrago irreparável.

Leave a Reply

Os artigos mais populares

Principais artigos

O último artigo