Materiais da construção civil: saiba quais não podem faltar na sua loja

É preciso estar atento diariamente a tudo que envolve o seu negócio, afinal, a ideia é que a sua loja gere lucros e não despesas

Entender quem é o público consumidor da sua loja é importante para definir quais produtos terão melhor saída.

Entender quem é o público consumidor da sua loja é importante para definir quais produtos terão melhor saída. Créditos: Shutterstock

Alguns itens são essenciais para o bom desempenho de uma loja de materiais para construção, então, escolher bem os fornecedores e produtos faz com que você ganhe credibilidade no segmento: por isso, preste atenção nos materiais na construção civil e os que você oferece em seu estabelecimento, eles são insdipensáveis para o seu lucro. Outra estratégia é ter em mente que o cliente já sabe o que a sua loja vende, então, se quiser apresentar alguns diferenciais, coloque em evidência o que ele também pode encontrar ali. Além da lista de materiais, algumas dicas são importantes para o seu negócio.

Analise o estoque e verifique quais materiais da construção civil faltam em seu estoque e quais tem mais saída, isso maximiza o lucro da empresa e evita que o produto fique parado.

Reponha os materiais para construção, tanto no estoque quanto nas prateleiras, é importante para que a sua loja não passe a sensação de vazio ao cliente.

Calcule o tempo em que os materiais da construção civil serão entregues evitando que a pessoa vá para o concorrente procurar algum item que não tenha encontrado.

Fique de olho nas tendências, é importante para que sua loja se sobressaia das demais.

Para ter uma boa loja são necessários quatro pilares: boa localização; entender seu público; ser um bom gestor; e ter produtos essenciais e de qualidade. Para se organizar com a lista, é importante conhecer quem são os consumidores da sua loja, sendo assim pode-se definir três tipos diferentes.

Tipos de consumidores – Materiais na construção civil

De 1ª fase: são aqueles que procuram por produtos básicos para a construção de uma casa, como cimento, tijolos, areia, esquadrias, argamassas, entre outros.

De 2ª fase: são aqueles que procuram por soluções de acabamento, como metais, revestimentos cerâmicos, rejuntes, entre outros.

De 3ª fase: são aqueles que procuram por decoração e conveniência, como tapetes ou utensílios para casa.

Dentro destes perfis, a sua loja pode atender apenas uma das fases, porém, oferecer os materiais da contrução civil que o cliente precisa é importante para fidelizá-lo. Se for atender todas as fases, uma organização e planejamento são fundamentais para que o seu negócio não fique confuso e desorganizado. Setorização é a palavra-chave.

Grandes lojas certamente apresentam uma gama maior de materiais para construção e variedades, e muitas vezes chegam a atender os três tipos de consumidores, mas independentemente do porte, há produtos que são indispensáveis para o bom funcionamento da sua loja. Faça um checklist nos produtos abaixo:

Ferramentas em geral

Arames

Areia

Argamassa

Tijolos

Cal

Cimento

Espaçador

Madeiras

Rejunte

Telhas

Bombas

Grelhas

Caixas d’água

Tubos

Conexões

Quadros de luz

Tomadas

Interruptores

Registros

Duchas

Fios de luz

Tintas

Rolo

Uma infinidade de materiais para construção caberia nessa lista, mas tudo pode depender do porte da sua loja e do público que você atende. Mantenha a organização sem deixar faltar o que vende bem e nem ficar com o estoque parado com produtos que não tenham fluxo de vendas.

Quer sair na frente da concorrência? Conheça o selo de qualidade que a ABNT oferece para revendas de materiais de construção.

Leave a Reply

Os artigos mais populares

Principais artigos

O último artigo