Móveis planejados no banheiro: como conservar

Móveis planejados no banheiro: como conservar

Os móveis planejados são a melhor alternativa para quem quer otimizar espaço no ambiente, decorar de acordo com o estilo da casa, busca custo-benefício e quer ter móveis por muito anos. Quando o objetivo é mobiliar áreas mais úmidas, como o banheiro e lavanderia, surge uma certa insegurança. Será que vale a pena investir em móveis planejados para esses ambientes? Afinal, estarão em contato direto com a umidade. Sim! Vale a pena. Neste artigo, mostraremos algumas dicas para conservar os seus móveis planejados. Confira!

7 cuidados para conservar os móveis planejados no banheiro

Atenção ao projeto

A primeira dica é para orientar antes mesmo de fechar o projeto dos seus móveis. Assim como em outros ambientes, como a cozinha, é preciso ter atenção especial para alguns detalhes. O móvel que vai no banheiro deve ser desenvolvido com madeira ou revestimento que proporcionem maior durabilidade.

Cuidado com o fundo dos móveis

Esse ponto também está relacionado com o projeto, mas pode ser facilmente solucionado se você já tem um móvel planejado no banheiro. Seja qual for o móvel, um gabinete ou armários – e isso vale não só para o banheiro, mas para a cozinha e lavanderia também – o ideal é evitar o fundo.

É comum que os armários sejam desenvolvidos como caixas, com o fundo fechado. Porém, no banheiro e outras áreas úmidas isso pode se tornar um problema. Esse fundo acaba ficando encostado na parede do ambiente, que acumula umidade e prejudica a área. Com o tempo, a umidade começa a passar para os produtos que estão dentro do armário.

Por isso, durante o projeto, peça para que essa parte não seja adicionada e se você já tiver, pode retirá-la. Normalmente, essa parte é feita com um material mais fino ou inferior, por isso será fácil retirar.

Vedação

Outro ponto importante é a vedação do móvel. A atenção deve ser redobrada em áreas como o encontro do móvel com a parede e com as torneiras. O contato da água ou da umidade desses pontos com o móvel podem reduzir a sua durabilidade.

Contato com o piso

Algumas pessoas preferem que os móveis ocupem todos os espaços do teto e do chão, por isso pedem por projetos onde essas áreas ficam cobertas. O ideal é evitar o contato da madeira direto com o chão, pois tanto os banhos, quanto a lavagem do banheiro, reduzem o tempo de durabilidade do móvel.

Limpeza

Não lave os móveis. Use um pano úmido durante a limpeza ou o produto indicado pelo fabricante. Evite passar esponjas ásperas também. O ideal é contar com tecidos ou esponjas macias.

Revestimentos

Alguns tipos de revestimentos, como a melanina, são bastante comuns em móveis de banheiro. Evite que essa aplicação tenha contato com a água, do contrário pode se soltar do móvel.

Ventilação

Deixe os móveis ventilarem. Sempre que possível deixe as portas dos armários abertas e a porta do banheiro também. Isso fará com que o ar circule e o ambiente seque mais rápido.

A Residenziale desenvolve móveis para diversos ambientes, inclusive para banheiro. Faça um orçamento conosco e veja como podemos te ajudar.

Leave a Reply

Os artigos mais populares

Principais artigos

O último artigo